Cereais

A Lista de Variedades Recomendadas (LVR) resulta de um trabalho conjunto da produção agrícola nacional (Anpoc), investigação (Iniav e IPBeja) e indústria (Ceres, Germen e Cerealis) que tem por objectivo classificar as variedades de trigo mais adequadas aos interesses da indústria e da produção nacional.

  • Consulte a Lista de Variedades de Trigo Mole Recomendadas para a Campanha 2023/24
  • Consulte a Lista de Variedades de Trigo Duro Recomendadas para a Campanha 2023/24
  • Consulte a Lista de Variedades de Cevada Recomendadas para a Campanha 2023/24

A ANSEME é um dos parceiros do Projeto +Arroz, Grupo Operacional criado com o intuito de inventariar as principais infestantes que afetam a cultura do Arroz em Portugal e determinar resistências a herbicidas.

ATENÇÃO!

Novas Regras de Fitossanidade – também aplicáveis a sementes de Arroz – Regulamento (EU) n.º 2016/2031

Documento Técnico sobre Melhoramento Genético do Arroz em Portugal

Este documento fornece uma visão geral sobre os avanços no melhoramento genético do arroz em Portugal. Explora os esforços em curso para desenvolver novas variedades adaptadas às condições edafoclimáticas das regiões produtoras de arroz, com maior produtividade e resistência a desafios como doenças, alterações climáticas, exigências da indústria e preferência dos consumidores. O objetivo é informar agricultores, técnicos, investigadores e decisores políticos sobre os progressos nesta área para a produção de novas variedades de arroz em Portugal.

O programa de melhoramento genético do arroz em Portugal é conduzido pelo INIAV e pelo Cotarroz, em colaboração com a DRAP Centro. Esta estreita colaboração e sinergia entre a instituição de investigação do Ministério da Agricultura e Pescas, o Centro de Competências do Arroz, organizações de produtores e a indústria é essencial para alinhar os objetivos do melhoramento genético do arroz com as necessidades reais deste setor.

Com as constantes mudanças climáticas, novos desafios surgirão para a produção de arroz em Portugal. O Programa de Melhoramento genético estará atento a essas tendências, desenvolvendo variedades cada vez mais adaptadas aos novos cenários. Além da produtividade e da qualidade, o Programa de Melhoramento também está focado em incorporar características de sustentabilidade nas novas variedades, como por exemplo, uma maior eficiência no uso de água.

Cotarroz_ Publicação Técnica Melhoramento Genético