Esta é uma história muito recente e ao mesmo tempo muito antiga.
Data do período do Neolítico, quando surgiu a agricultura, há cerca de 10 mil anos atrás. Os homens começaram a selecionar as culturas que queriam propagar, pela sua produtividade e sabor, entre outras características.
Esta Seleção permitiu iniciar um processo de obtenção de alimentos de forma mais segura e rentável e levou à domesticação de algumas espécies, tais como o trigo e a cevada. No entanto, as primeiras empresas de sementes só se começaram a estabelecer na Europa em meados do século XVIII, muitas a partir de cooperativas agrícolas ou de agricultores que se especializaram no melhoramento de plantas e na produção de sementes.
Mas foi a partir de meados do século XIX, com as descobertas de Mendel sobre a heritabilidade genética, que o melhoramento de plantas teve um maior crescimento.
Atualmente este Setor procura responder não só às necessidades da sociedade como também aos desafios colocados pelo aumento populacional e pelas alterações climáticas.
E por isso é que esta atividade que começou há tantos milénios atrás está na origem de um Setor que tem afinal uma história muito curta.
Saiba mais sobre o melhoramento de plantas neste documento publicado pela ESA (European Seed Association), Juntos pelas Sementes!