Acordo entre os Estados-Membros sobre as Novas Técnicas Genómicas

 

O setor europeu das sementes congratula-se com o acordo alcançado pelos Estados-Membros da UE sobre o Regulamento relativo às Novas Técnicas Genómicas (NGTs), que representa um passo decisivo para uma agricultura europeia mais inovadora, competitiva e resiliente.

 

Após o acordo em trílogo, os Estados-Membros aprovaram o texto de compromisso resultante, enviando um forte sinal político a favor da inovação no melhoramento de plantas. Garlich von Essen, Secretário-Geral e CEO da Euroseeds, comentou: “Este acordo é um desenvolvimento muito bem-vindo e encorajador. Demonstra que a Europa está determinada a avançar no apoio à inovação, à sustentabilidade e à competitividade. Tanto para os melhoradores de plantas como para os agricultores, este alinhamento proporciona a clareza e o impulso tão necessários.”

À medida que o processo legislativo avança, a Euroseeds mantém o seu compromisso de desempenhar um papel construtivo, apoiando o Parlamento e o Conselho na adoção do dossier, a Comissão, as autoridades nacionais, na implementação do Regulamento, bem como prestando conhecimentos técnicos, aconselhamento e recomendações sempre que necessário. “Aguardamos com expectativa a continuidade da nossa estreita cooperação com os decisores políticos e os reguladores durante as próximas fases”, acrescentou von Essen. “O nosso objetivo comum é garantir que a implementação final contribua para a competitividade da Europa e permita que o setor agroalimentar, em toda a cadeia de valor, mantenha e fortaleça a sua liderança global.”

Os próximos passos neste processo, passam pela  votação no COMENVI (Comité do Ambiente) em janeiro de 2026, seguindo-se a adoção oficial pelo Conselho e a votação em plenário, possivelmente ainda durante o primeiro trimestre de 2026.

Fonte: Anseme e Euroseeds

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *