No passado dia 26 de março, realizou-se o evento B-RURAL: Comunicar a Agricultura a Uma Só Voz. Este evento, dirigido às associações e empresas do setor agrícola e florestal, decorreu em Lisboa, na VdA (Vieira de Almeida, Sociedade de Advogados) e teve como principal objetivo a apresentação da iniciativa B-Rural.
Esta iniciativa promovida pela Consulai e cofinanciada pela Comissão Europeia, pretende dar visibilidade e valorizar os setores agrícola e florestal em Portugal, melhorando a forma como se comunica agricultura e floresta.
Neste encontro, houve uma mesa-redonda moderada por Luis Mira da Silva, sócio da Consulai, que contou com a participação de Joana Petiz, diretora do Jornal Novo, Manuel Soares de Oliveira, diretor da Mosca Publicidade e Daniela Santiago, editora da RTP. O tema mais destacado foi sem dúvida, a evolução a que se tem assistido nos últimos anos nos setores agrícola e florestal, desmistificando a ideia de que são setores conservadores e tradicionais.
Ao longo do evento, foram apresentadas muitas formas e possibilidades sobre como comunicar agricultura e floresta. A forma de chamar a atenção do público em geral para as questões relacionadas com o mundo rural. Como alcançar o público cada vez mais exigente? Muitas questões e sugestões surgiram por parte dos participantes, ficando a certeza da importância de comunicar de forma simples, numa linguagem acessível com factos reais e fiáveis.
A iniciativa B-Rural teve início em setembro de 2023, com o intuito de sensibilizar e esclarecer os intervenientes do setor agrícola e florestal, os jornalistas e líderes de opinião, as instituições académicas e o publico em geral. Pretende acima de tudo, mostrar o que tem sido feito nestes setores, os investimentos em novas tecnologias que permitem uma produção cada vez mais sustentável. “A agricultura evoluiu, só você é que não viu”.