Congresso Euroseeds 2023

Após quatro dias intensos de reuniões, negócios e eventos paralelos, chegou ao fim mais uma edição de sucesso do Congresso Euroseeds. A edição deste ano contou com cerca de 1200 participantes de toda a Europa e não só! Empresas e associações de mais de 60 países reuniram-se na cidade de St. Julian’s, na bela ilha de Malta, para discutir assuntos sobre o setor e mostrar o que de mais inovador tem sido feiro na área das sementes. Houve oportunidade de conhecer desde os mais recentes desenvolvimentos em equipamentos técnicos e componentes mecânicos até às mais recentes tecnologias de processamento e software de melhoramento de plantas. O tema central desta edição do Congresso, “Green Deal revisitado: salto gigante ou fracasso gigante? Como a Europa ainda poderá transformar grandes ambições em progressos reais”, levou a discussões sobre as propostas de legislação europeias sobre as novas técnicas genómicas, o material de reprodução vegetal, o uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos, passando em revista também temas como a estratégia sobre a produção de proteína na Europa.

As reuniões das Secções Técnicas deram a oportunidade a vários oradores de apresentarem atualizações sobre os principais temas políticos e sobre as tendências relevantes do mercado agrícola em geral e do mercado das sementes em particular.

Além disso, o Congresso contou com a participação ativa de um vasto leque de oradores representando, entre outros, as instituições europeias, o Ministério da Agricultura local e um vasto conjunto de intervenientes que representam o setor agro-alimentar e a comunidade agrícola. Um primeiro painel foi realizado na segunda-feira, 16 de outubro, durante a Secção Oleaginosas e Fibras, durante o qual os palestrantes trocaram perspetivas sobre “Uma Estratégia Europeia para Proteínas Vegetais: futuro ou ficção?”. Seguiu-se outro painel de discussão durante a  tarde sobre a nova proposta legislativa do material de reprodução vegetal e o seu elemento de sustentabilidade. Um painel final foi realizado na terça-feira, 17 de outubro, quando os oradores refletiram sobre os próximos passos da estratégia do Pacto Ecológico da EU.

Esta edição foi acompanhada por dois eventos paralelos. No âmbito político e de projetos de investigação da UE, a equipa de projetos de investigação da Euroseeds apresentou  os projetos H2020 e do  Horizonte Europa – o recentemente concluído BRESOV, os projetos INVITE e GeneBEcon em curso e os novos projetos PROGRACE e Legume Generation. Além disso, o evento de lançamento da Plataforma de Licenciamento de Culturas Agrícolas, também conhecida como ACLP, serviu como terreno fértil para discussões sobre como permitir que diferentes empresas tenham acesso à inovação e às características genéticas para fins de melhoramento.

Stella Kyriakides, Comissária europeia da saúde e segurança alimentar
Reunião da Secção Hortícolas e Ornamentais