Dia da Comunicação B-Rural

O “Dia da Comunicação B-Rural” aconteceu no passado dia 6 de junho, no auditório da Abreu Advogados, em Lisboa. Perto de uma centena de participantes juntaram-se para conhecer os resultados até agora alcançados, partilhar aprendizagens e preparar o caminho para o futuro da iniciativa.

Depois da partilha de resultados desta iniciativa, foi feita a apresentação do manual “Uma Voz para Comunicar a Agricultura e a Floresta”, desenvolvido por Cristina Nobre Soares, em parceria com o B-Rural. Este manual, elaborado no âmbito da iniciativa B-Rural, promovida pela Consulai com o apoio de diversas associações do setor agroflorestal, pretende ajustar e fortalecer a comunicação dos agentes a operar no setor agroflorestal e assim, dar um passo decisivo rumo a uma comunicação clara, concisa e eficaz.

Seguiu-se a mesa-redonda moderada por Paulo Ferreira (Rádio Observador), que contou com a intervenção de Paula Amaral (Bel Portugal), Paulo Santos (Clube Produtores Florestais Navigator), Maria Gomes (With Company) e João Basto (Sovena). Dos pontos debatidos, destacam-se: a adoção de estratégias a diferentes perfis de público-alvo, a diversificação dos formatos utilizados e a simplificação da mensagem, sendo estes, os fatores cruciais para garantir que a informação é assimilada e tenha maior alcance. Esta abordagem permite não só fortalecer a ligação entre os agentes do setor, mas também criar narrativas mais envolventes, acessíveis e, acima de tudo, impactantes.

Houve também entrega dos Prémios de Comunicação B-Rural, para evidenciar as melhores iniciativas na área da comunicação nas seguintes categorias:

Campanha Criativa: “Guardiões da Fruta” (Compal)

Agroinfluencer do Ano: Rosa Moreira (“A Cientista Agrícola”)

Melhor Comunicação em Redes Sociais: Veracruz (Produção de Amêndoas)

Excelência em Evento: “Conversas Terra a Terra” (Expresso/AJAP)

Melhor Peça Jornalística: “A Escala do Clima” (Antena 1)

Fonte: B-Rural