A Presidente da Comissão Europeia (UE), Ursula von der Leyen, dirigiu-se hoje ao Parlamento Europeu no seu discurso sobre o Estado da União 2023, avaliando o desempenho de várias iniciativas políticas bem conhecidas, assim como a implementação de novas iniciativas no âmbito do ‘Pacto Ecológico da UE’ (Green Deal),’Uma Europa preparada para a era digital’, ‘Uma Europa mais forte no mundo’, ‘Promover o nosso modo de vida europeu’, ‘Um novo impulso para a democracia europeia’ e ‘Uma economia que funcione para as pessoas’.
No contexto do Pacto Ecológico da UE, von der Leyen enfatizou a sua importância face aos crescentes desafios ambientais, como os incêndios florestais e inundações. O Pacto Ecológico da UE ainda é visto como um quadro crucial para proteger o planeta e, ao mesmo tempo, promover o crescimento económico. Além disso, a Presidente da Comissão Europeia destacou o sucesso alcançado em indústrias como a produção de aço limpo e hidrogénio, destacando a necessidade de apoio contínuo à indústria europeia nesta transição.
Von der Leyen salientou também a importância da rica diversidade cultural e biológica da Europa, realçando a necessidade de preservação de habitats e biodiversidade únicos, face às alterações climáticas.
Além disso, manifestou a sua gratidão aos agricultores pelo seu papel no fornecimento de alimentos, reconhecendo os desafios que enfrentam, e apelou a um diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na UE. Von der Leyen acrescentou que a agricultura e a proteção ambiental podem coexistir e que ambas são necessárias para um futuro sustentável.
Aceda ao documento na íntegra:
(Fonte: traduzido e adaptado de Euroseeds.eu)