Cerimónia decorreu a 16 de julho, nas instalações do BioPolis CIBIO, em Vila do Conde, e premiou os melhores trabalhos universitários sobre o uso inovador das Novas Técnicas Genómicas na agricultura.
O concurso, destinado a estudantes universitários de biologia e áreas afins, tem como principal objetivo, fomentar o conhecimento na área das tecnologias aplicadas ao setor agroalimentar.
Após a Sessão de abertura, a cargo do Presidente da Direção do CiB, Jorge Canhoto, segui-se a palestra “Técnicas genómicas em perspetiva para um futuro geneticamente funcional”, por Pedro Humberto Castro, investigador no BioPolis CIBIO.
O Primeiro Prémio foi atribuído ao trabalho intitulado “Plantas editadas através de Novas Técnicas Genómicas”, elaborado pelo grupo constituído por André Nabais, Carolina Santos, Matilde Reis e Afonso Parra (ausente na cerimónia). A Menção Honrosa foi atribuída ao grupo composto por Hugo Vieira, Maria Mateus, Marisa Martins e Sandra Moreira (também ausentes), com o trabalho “Organismos Geneticamente Modificados e legislação na União Europeia: Desmistificando as plantas obtidas por novas Técnicas Genómicas”.
Como parte do prémio, o grupo vencedor terá a oportunidade de visitar o centro de Investigação & Desenvolvimento da Corteva, em Sevilha, uma experiência que poderá alargar horizontes profissionais e proporcionar contacto direto com aplicações práticas destas tecnologias no setor agrícola.
Fonte: CiB