Fórum Anual da Re-Imagine Europa reuniu mais de cem peritos em Lisboa, para pensar sobre como podemos DESPOLARIZAR a Europa.

“Precisamos deixar de tentar vencer um debate e passar a tentar iniciar uma conversa. E a melhor forma de iniciar uma conversa não é a falar, mas sim, a ouvir”.

A Anseme participou no Fórum Anual da Re-Imagine Europa que decorreu nos dias 1 e 2 de fevereiro em Lisboa e reuniu cerca de cem peritos num grupo de reflexão sobre como Despolarizar a Europa.

Erika Staël von Holstein, CEO da Re-Imagine Europa, inaugurou o Fórum Anual do grupo de reflexão apartidário apresentando a Metodologia REFRAME desenvolvida por uma equipa de investigação liderada pelos Professores Andrzej Nowak e Marcin Napiórkowski, com base no trabalho do Professor Manuel Castells e do Professor António Damásio.

 

Staël von Holstein apresentou ao público o Ciclo da Desconfiança que domina a esfera pública em muitos países desde a crise financeira: “A polarização é tão eficaz que consegue bloquear qualquer caminho a seguir e nos impede de abordar os problemas  reais dos cidadãos. E quando algo está a acontecer em países tão diferentes como a Suécia, o Brasil e  Estados Unidos, então, não é um político, ou uma política ou uma pessoa. É algo muito mais profundo na sociedade”.

Staël von Holstein convidou todos os participantes a mudarem de mentalidade e a considerarem que a diversidade e o conflito, duas características comuns da Europa e da própria democracia, “não são uma fraqueza, mas na verdade uma força, se conseguirmos despolarizar o facto de discordarmos”. “O facto de termos diferenças é a maior força para encontrar as melhores novas soluções para lidar com os problemas muito reais que temos como sociedade”.

A co-fundadora e CEO também instigou os participantes a “alterar a abordagem em vez de ficarem presos em atoleiros, e se debaterem contra moinhos de vento, lutarem pelas mesmas coisas e enquadrarem o debate como temos feito nos últimos 20 anos… E se pensarmos sobre isso de forma radicalmente diferente? Podemos então reimaginar as coisas?”

 

Mais de uma centena de cientistas, decisores políticos e representantes da sociedade civil de toda a Europa reuniram-se no Fórum Anual da RIE para fazer exatamente isso, fornecendo uma enorme riqueza de conhecimentos, análises e propostas concretas para RE imaginar os principais desafios do século XXI: da Agricultura à Democracia Deliberativa, Narrativas Climáticas, Impostos, Dados, IA e Conhecimento; e o papel da Europa no mundo.

O evento Despolarising Europe: Redefining Narratives, Uniting Futures’, foi organizado por Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, antigo Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, e membro do Conselho Consultivo da Re-Imagine Europa.

Um evento satélite sobre Comunicar Ciência para combater a Polarização e a Desinformação na Agricultura Sustentável, organizado em colaboração com a ALLEA, foi organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian no dia anterior. As análises aprofundadas, os conhecimentos e as propostas fornecidas pelos especialistas que participaram nos workshops serão apresentados ao próximo Parlamento Europeu num ano crucial para a democracia, uma vez que mais de 4 mil milhões de cidadãos em todo o mundo elegerão os seus representantes durante 2024.

 

A sessão de encerramento contou com um discurso de boas-vindas de Carlos Moedas, que manifestou a sua preocupação pela crescente polarização no panorama social e político: “Preocupo-me todos os dias que a polarização dos partidos políticos extremistas, à esquerda e à direita, esteja a criar situações de atrito e a quebra do sistema” Moedas manifestou a convicção de que, para resolver os problemas reais das pessoas é preciso ser “agressivamente moderado”. “Como podemos ser ativistas da moderação? Como podemos criar um lugar onde as pessoas não estejam apenas contra nós ou a nosso favor, onde as pessoas nos ouçam e respeitem as nossas ideias e onde todos sejam o que querem ser?

Saiba mais
Workshop sobre Comunicar Ciência para combater a Polarização e a Desinformação na Agricultura Sustentável
Erika Staël von Holstein, CEO da Re-Imagine Europa
Carlos Moedas,membro do Conselho Consultivo da Re-Imagine Europa