Plataforma europeia “Plants for the Future” divulga Estratégia de implementação para produção e consumo de proteínas vegetais na UE

O grupo de trabalho de agricultura sustentável da plataforma europeia “Plants for the Future (ETP), publicou no passado dia 4 de fevereiro a estratégia de implementação para aumentar a produção e consumo de proteínas vegetais na UE.

A estratégia destaca as principais barreiras ao aumento da produção de proteínas vegetais na UE:

– A constante falta de compromisso político a longo prazo, verificado nas últimas décadas, sem o qual, não é possível incentivar os intervenientes das cadeias de valor e abastecimento, a investir no aumento da produção de proteínas vegetais na UE.

– As atuais limitações das culturas proteaginosas na UE, sabendo que são precisos pelo menos 10 a 20 anos para desenvolver variedades mais competitivas e colocá-las no mercado.

– A necessidade de estabelecer e/ou adaptar infraestruturas e cadeias de valor, especialmente para culturas que ainda não são amplamente cultivadas na UE.

A estratégia também aborda o que a ETP considera como principais impulsionadores para determinar o sucesso de uma estratégia de implementação para aumentar a produção de proteínas vegetais e a aceitação por parte da cadeia de valor e abastecimento.

Fonte: Plants for the Future