Dia Aberto em Coruche: " Culturas de cobertura: vantagens e condicionantes técnicas"

Dia Aberto em Coruche: “𝐂𝐮𝐥𝐭𝐮𝐫𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐂𝐨𝐛𝐞𝐫𝐭𝐮𝐫𝐚: 𝐯𝐚𝐧𝐭𝐚𝐠𝐞𝐧𝐬 𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐝𝐢𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐭𝐞́𝐜𝐧𝐢𝐜𝐚𝐬”

Decorreu no dia 10 de abril, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, o evento organizado pelo InovMilho – Centro Nacional de Competências das Culturas de Milho e Sorgo, em parceria com a ANPOC- Associação, a APOSOLO, o COTHN e a FNOP, onde foram debatidas as vantagens a nível ambiental e económico e as condicionantes técnicas das culturas de cobertura.

Tendo como moderadora, Custódia Correia, Coordenadora da rede AKIS, a primeira sessão contou com a participação de Maria do Céu Godinho da Escola Superior Agrária de Santarém que falou sobre a importância das culturas de cobertura na vida e estrutura dos solos, seguindo-se José Rafael Marques da Silva, da Universidade de Évora que abordou o tema das culturas de cobertura e o efeito climático. O efeito das culturas de cobertura nas emissões e sequestro de carbono do solo, foi abordado por Paulo Canaveira do Instituto Superior Técnico.

Houve também oportunidade de realizar uma visita aos campos de ensaio onde os cerca de 300 participantes tiveram oportunidade de saber mais sobre estas culturas intercalares.

Este Dia Aberto foi também escolhido para a inauguração da Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC), uma instalação de painéis fotovoltaicos na Estação Experimental António Teixeira que irá permitir a sua autossuficiência em termos energéticos.